AO VIVO: Pouso da sonda europeia em Marte

ao vivo - sonda europeia em Marte
'Serão 7 minutos de terror', disse a Agência Espacial Europeia em um comunicado oficial

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a realizar um evento épico nessa quarta-feira, dia 19 de outubro, com o pouso controlado de uma sonda na superfície de Marte.

A cápsula de pouso, chamada Schiaparelli está programada para pousar nessa quarta-feira, dia 19 de outubro, como parte da ExoMars de 2016, uma missão conjunta da ESA e a Roscosmos, a agência espacial russa.


A sonda tem um curto período de vida. Sua bateria vai acabar após passar alguns dias em Marte, mas os efeitos do pouso controlado de Schiaparelli deve ser um grande sucesso. Embora a sonda esteja programada para realizar alguns experimentos científicos, sua missão principal é demonstrar a tecnologia dedicada a busca por vida no Planeta Vermelho, que deve acontecer em 2020.

sonda Schiaparelli chegando em Marte
Ilustração artística mostra as etapas das da descida da sonda Schiaparelli até tocar o solo marciano.
Créditos: ESA

Schiaparelli foi lançada para o espaço através do TGO (Trace Gas Orbiter) no dia 14 de março, no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e passou sete meses viajando mais de 480 milhões de km até Marte.




Um passo importante foi alcançado com sucesso, quando a cápsula se separou da nave-mãe com sucesso no dia 16 de outubro. Enquanto a TGO se preparava para entrar em órbita em torno de Marte, a sonda Schiaparelli entrou em hibernação a fim de economizar energia, e ela só será "acordada" uma hora antes do pouso, a uma altitude de 122,5 km, enquanto viaja a cerca de 21.000km/h.

O intervalo de tempo desde a entrada na atmosfera até o pouso é de apenas cerca de 6 minutos. Em um comunicado oficial, a ESA disse que serão "7 minutos de terror", referindo-se ao pouso dramático do rover Curiosity em agosto de 2012.


Transmissão ao vivo: a chegada da sonda Schiaparelli em Marte

Teremos a oportunidade de acompanhar a descida da sonda Schiaparelli ao vivo, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia da ESA. Serão 2 transmissões ao vivo. Confira:

ATUALIZAÇÃO - 19/OUT às 17h00

A 1ª transmissão ao vivo ocorreu com sucesso nesse dia 19, às 13h40 pelo horário de Brasília. O orbitador TGO desempenhou com sucesso sua manobra para ser capturado pela força gravitacional do Planeta Vermelho, e já se encontra em órbita. Por outro lado, o controle da missão não recebeu a confirmação da sonda Schiaparelli, já que a transmissão com a sonda foi perdida cerca de 1 minuto antes de seu pouso. O suspense tomou conta das salas de controle, e estamos aguardando mais informações na segunda transmissão ao vivo.

A 2ª transmissão ao vivo ocorreu no dia 20, às 08h00 pelo horário de Brasília (10:00 UTC). Nessa conferência de imprensa, a ESA anunciou que, apesar do orbitador TGO estar ativo, funcionando perfeitamente, a comunicação com a sonda Schiaparelli foi perdida, e tudo indica que seu pouso não foi bem sucedido. Traremos mais informações em breve. A reprise da conferência está disponível no player abaixo:

Curta nossa página no Facebook
para ficar por dentro de tudo!




Entrada na atmosfera e pouso

A sonda Schiaparelli tem um formato interessante, pois se parece bastante com um disco voador, daqueles que vemos em filmes ou desenhos, medindo 2,4 metros de largura e 1,8 metros de altura. O revestimento de proteção dourado não só irá proteger a sonda da alta temperatura durante a entrada na atmosfera marciana (1.700°C) como também irá protegê-la contra a erosão causada por pequenas partículas de poeira, que são comuns em Marte. E provavelmente isso será muito útil...

A "previsão do tempo" indica que há uma grande chance da sonda enfrentar uma forte tempestade de areia durante sua entrada na atmosfera marciana, e isso fez com que os controladores da missão ficassem ainda mais ansiosos.

Tempestade em Marte
Ilustração artística mostra tempestade de poeria em Marte.
Créditos: NASA

Quando a sonda atingir uma altitude de apenas 10,9 km, será aberto um pára-quedas de 12 metros de largura, que deve frear a sonda. O pára-quedas funcionara com um dispositivo pirotécnico ativado, que será como uma explosão, garantindo que ele se abra numa velocidade supersônica para evitar que se enrosque na sonda.




40 segundos após a abertura do pára-quedas, Schiaparelli irá lançar seu escudo frontal, e sua velocidade diminuirá para cerca de 250 km/h. Depois disso, três motores de hidrazina irão controlar a velocidade e a altitude da sonda, que deve pairar a 2 metros de altura antes de tocar o solo.

Schiaparelli tem uma pequena câmera a bordo, que deve registrar 15 imagens em branco e preto durante sua descida, mas não deve fotografar a superfície de Marte em close-up, pois sua fotografia mais próxima será a uma altitude de cerca de 1,5 km.




Na parte inferior da sonda há uma zona de deformação, para protegê-la de impactos, de acordo com a ESA. O local de pouso no Planeta Vermelho será uma região equatorial do hemisfério sul, conhecida como Meridiani Planum, uma área relativamente plana e lisa. Só nos resta cruzar os dedos pra que tudo dê certo!




Imagens: (capa-ESA) / ESA / NASA
19/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu, seres como eu, se alimentam (e mto bem) de conhecimento, pelo visto vc se alimenta de querer aparecer e causar, acho q não te deram muita atenção :) , então respondendo sua pergunta, eu, eu to aqui pra isso, eu me interesso dms pelo universo e todos os planetas, se não gosta, não tem necessidade de vim no site alheio tentar causar ;D

      Excluir
    2. Olha so, eu também to ai pra isso, babaca

      Excluir
    3. MAIS UM GRANDE PASSO DA HUMANIDADE, TORCENDO P O SUCESSO DESTA OPERACAO.
      QUANDO AO IDIOTA DEVE SER ALGUM TIPO DE FUNKEIRO ADMIRADOR DO PASSINHO DO ROMANO.

      Excluir
    4. Cara, se vc nao gosta do assunto, porque entra no site??? Gente inútil que só despreza o trabalho dos outros é o que mais tem no mundo... podiam arrumar uma nave com toda essa gentalha e largar em qualquer buraco negro né?!

      Excluir
    5. Problema teu cara, deixa de ser idiota vindo no site so pra falar besteira, espertão.

      Excluir
  2. Euu, não quero perder esse momento!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta chegandoooooo uhuull kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. ta msm, mas se fosse pelo meu horário iria demorar, to no horário de verão n kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Calma, agora só amanhã teremos novas informações.

      Excluir
  5. Interessante que as organizações se alternam no gerenciamento da missão. Essa fase foi coordenada pela ESA, mas a de 2018 terá coordenação da NASA.

    ResponderExcluir
  6. E aí, gente, foi publicado o vídeo com a "amartissagem"? Ou seja aterrissagem? Quero muito ver.

    ResponderExcluir
  7. ixi,ai depois acontece oque?

    morgan_2016@my.com.

    quem quiser trocar ideia sobre,tenho um grupo.!!!!

    ResponderExcluir
  8. Em Brasília chuva mas antes de chover não vi nada��

    ResponderExcluir