Não são estrelas - encontro entre planetas chama a atenção no céu!

alinhamento entre planetas pode ser visto nos céus
Alinhamento entre 3 planetas pode ser visto a olho nu nos céus do Brasil e do mundo


Se você é uma pessoa atenta ao céu noturno, e tem costume de dormir bem tarde, provavelmente já percebeu algo diferente nascendo a leste após a meia-noite.



Não. Não estamos falando de estrelas, mas sim daqueles pontos brilhantes, que diga-se de passagem, são planetas. Isso mesmo! Júpiter, Marte e Saturno estão praticamente alinhados, e já podem ser vistos no horizonte leste após a meia-noite.

Encontro entre Júpiter, Marte, Saturno e Lua - março 2018
Encontro entre Júpiter, Marte, Saturno e Lua - março 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Richard Cardial

O melhor horário para observação é por volta das 03h00 da madrugada, quando os três planetas já ganham uma certa altura no céu. De cima pra baixo, encontramos os planetas Júpiter, Marte e Saturno (nessa ordem). Júpiter é o mais brilhante dos três e se encontra mais alto no céu. Em seguida vem Marte com um brilho alaranjado (ou avermelhado). Mais abaixo, próximo do horizonte, vemos Saturno com seu brilho amarelado intenso.




A Lua também resolveu se juntar a esse encontro celeste, e nos próximos dias ela estará perambulando ao redor dos três planetas. Na madrugada do dia 10 de março (entre sexta-feira e sábado) ela estará bem próxima de Marte, e na noite seguinte, de sábado pra domingo, ela estará juntinho de Saturno.

Lua encontro com planetas Jupiter, Marte e Saturno em março de 2018
Lua encontra com planetas Júpiter, Marte e Saturno em março de 2018.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Richard Cardial

Depois disso a Lua se afastará dos três planetas, mas teremos ainda mais uma surpresa! No fim desse mês de março, Marte e Saturno começam a se aproximar um do outro, e no dia 2 de abril, ambos estarão separados por apenas 1 grau.

Marte e Saturno no céu juntos - abril 2018
Marte e Saturno no céu em 02 de abril de 2018 - separados por cerca de 1 grau apenas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Richard Cardial





Se você esticar seu braço poderá ocultar os dois planetas com a ponta do dedo indicador - uma ótima oportunidade para observar Marte e Saturno através de telescópios ou binóculos, ou mesmo a olho nu. Agora é só cruzar os dedos pro clima ajudar.


Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM) / STELLARIUM / Richard Cardial / Galeria do Meteorito  / divulgação
09/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. É lindo ver essas conjunções!
    Eu queria saber se nesse ano vamos ter algum cometa que pode ser visível aqui do Brasil? Nem que seja apenas por telescópio! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano as efemérides astronomicas ou eventos celestes se resumirao a eclipeses, alinhamentos, perielics de planetas, e as ja conhecidas chuvas de meteoros.

      Excluir
  2. Ia ser legal uma nova série igual aquela de viver em outro planeta,estou aguardando uma novidade!

    ResponderExcluir
  3. Havia lido uma matéria interessante sobre esse alinhamento e seus efeitos aqui no nosso planeta.que esse alinhamento causaria um efeito gravitacional enorme que por aqui ocorreria e já ocoreao abalos sísmicos significantes...devido a tal alinhamento.Acho que essa teoria agora já pode ser descartada?? Ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O alinhamento nada mais é do que uma perspectiva que temos do nosso ponto de observação daqui da Terra. Portanto cada planeta continua na sua orbita regular não trazendo com isso nenhuma influência gravitacional sobre outros corpos celestes vizinhos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir