Asteroide gigantesco 2015 TB145 passará muito perto da Terra no dia 31 de outubro de 2015

asteroide gigante 2015 TB145 próximo da Terra no dia 31 de outubro
Apelidado de "Assustador", ele foi descoberto apenas 3 semanas antes de sua máxima aproximação com o nosso planeta! 


Um enorme asteroide classificado como potencialmente perigoso acaba de ser descoberto, revelou a NASA. O grande asteroide 2015 TB145, apelidado de "Spooky" ou "Assustador", está chegando cada vez mais próximo da Terra, e está prestes a fazer sua máxima aproximação com o nosso planeta, no dia 31 de outubro.




E não é apenas o tamanho de 650 metros do asteroide 2015 TB145 que chama a atenção, pois ele viaja a uma velocidade muito rápida, de cerca de 125.000 km/h, o que faz esse asteroide ser nada mais nada menos do que 29 vezes mais rápido do que uma bala de rifle de alta velocidade. É realmente assustador, e o nosso cérebro não consegue imaginar tamanha rapidez!

trajetoria do asteroide 2015 TB145
Essa animação mostra a trajetória do asteroide 2015 TB145 e sua posição
nos dias 21 de outubro, 31 de outubro (perigeu) e 11 de novembro de 2015.
Créditos: NASA / JPL / NEO / PHA

2015 TB145 é 32 vezes maior do que o asteroide que feriu mais de mil pessoas em Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, porém, mesmo que ele colidisse com o nosso planeta, não seria suficiente para causar danos globais.

E ainda segundo a NASA, não há motivo para preocupações quanto a um impacto com a Terra, uma vez que o asteroide passará a uma distância próxima a da Lua. Por outro lado, a descoberta desse asteroide só aconteceu no dia 10, ou 3 semanas antes de sua máxima aproximação, o que nos mostra o quanto podemos estar vulneráveis a objetos espaciais que poderiam representar um risco para a Terra. Por sorte, esse não é o caso.

inclinação da orbita do asteroide 2015 TB145
Esse diagrama mostra a inclinação da órbita do asteroide 205 TB145 em comparação
com a órbita dos planetas do Sistema Solar. Créditos: NASA / JPL / NEO / PHA

Segundo a NASA, a detecção desse asteroide aconteceu quase no dia do perigeu por conta de sua órbita altamente excêntrica e muito inclinada, o que dificulta qualquer detecção.


Transmissão ao vivo do asteroide 2015 TB145

Graças a nossa parceria exclusiva com o Projeto Slooh, ficamos felizes em anunciar mais uma transmissão ao vivo, onde poderemos acompanhar o momento em que o asteroide 2015 TB145 fará sua máxima aproximação com a Terra. Seremos um dos poucos websites no mundo que terão o direito de transmissão desse grande evento! Para não perder esse espetáculo, clique aqui e confirme sua presença no evento, assim você recebe um alerta minutos antes de seu início!

transmissão ao vivo - em breve

No dia 31 de outubro, os telescópios do Slooh estarão apontados para esse grande asteroide, e assim, acompanharemos aqui, em tempo real, o encontro máximo desse asteroide com o planeta Terra. Nesse dia, teremos ainda explicações de especialistas sobre os riscos de um asteroide próximo da Terra se chocar contra o nosso planeta, ou até mesmo contra a Lua, e quais seriam os danos caso isso acontecesse.


O asteroide 2015 TB145 pode ser considerado perigoso?

De acordo com os dados liberados pela NASA, e pelo programa de monitoramento de Objetos Próximos da Terra (NEO), não há qualquer risco do asteroide 2015 TB145 colidir com o nosso planeta. No dia 31 de outubro de 2015, ele fará sua máxima aproximação com a Terra a uma distância segura, a cerca de 0,0147 UA, quase na mesma distância da Lua (1 Unidade Astronômica é igual a distância média entre a Terra e o Sol). Apesar de ser considerado como "Potencialmente Perigoso", não há risco de impacto.




Coincidentemente, a máxima aproximação do asteroide 2015 TB145 acontece no famoso Dia Das Bruxas, o que o fez ficar conhecido como o Astroide do Dia das Bruxas. Mas claro, trata-se apenas de uma coincidência, e não há qualquer relação com o famoso feriado norte-americano.






Fonte: NASA / JPL / NEO / Slooh
Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / NEO / JPL / PHA
22/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 comentários:

  1. Então porquê que no site NASA ainda está catalogada como 8 em relação à sua rota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom isso, é para eles avisarem mesmo pois tem muito satelites por ai........

      Excluir
  2. Ooooooooooooooohhhhhhhhhhhhh!!! Eu acho que vou morrer virgem! Peraí... olha! há uma luz no fim do túnel! E ela é vermelha!!! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada e mrlhor vc se acabar no chocolate70%cacau... e fica virgem ...

      Excluir
    2. Amada e mrlhor vc se acabar no chocolate70%cacau... e fica virgem ...

      Excluir
  3. Pois é á verdade é que se está ou não em rota de colisão isso jamais seria divulgado hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo amigo. Eu acredito que colidirá sim com a terra. A NASA até sabe aonde, em Brasilia. kkk
      Brincadeira, a NASA não pode divulgar porque as pessoas nunca etão preparadas para receber essa informação. É só você analisar o teste que eles fizeram do fim do mundo em 2012, como as pessoas reagiram.
      Abraços

      Excluir
    2. E acho que ninguém se importaria em saber. Melhor morrer feliz, do que sentir o terror antes e morrer do mesmo jeito.

      Excluir
    3. Lembrei do filme "Melancholia"...as autoridades falam que não acontecerá impacto, mas na verdade acontece. Amo esse filme...

      Excluir
    4. Aconteceu uma vez e ou várias, e acontecerá denovo !!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se tem relação com isso ou melhor não tenho certeza, mas fotografei algo que se parece um cometa passando no céu isso foi na manhã do dia 17 por volta de 5:00 horas, pesquisei imagens de cometas passando no espaço e é muito parecido, acredito que se for, era um grande cometa passando também nessa mesma distancia, a luz do sol tirou um pouco seu brilho ao mesmo tempo em que eu o fotografei sem querer, com essa noticia fico assustado, pois sei o quão somos vulnerareis as forças de do universo.

    ResponderExcluir
  8. PRA MIM ESSES CARAS DA NASA NUNCA SABEM DE NADA,PORQUE SEMPRE ANUNCIAM OS ENVENTOS SEMPRE BEM PRÓXIMOS DA DATA DE QUE IRA ACONTECER O EVENTO

    ResponderExcluir
  9. PRA MIM ESSES CARAS DA NASA NUNCA SABEM DE NADA,PORQUE SEMPRE ANUNCIAM OS ENVENTOS SEMPRE BEM PRÓXIMOS DA DATA DE QUE IRA ACONTECER O EVENTO

    ResponderExcluir
  10. tenho uma explicação bem simples, a NASA sabia que este objeto estava vindo em direção a terra, mas não tinha certeza se iria colidir ou não, agora que estão descartadas as possibilidades de colisão, a NASA divulgou o fato, não é que "descobriram" agora, divulgaram pro povo agora que sabem que não vai colidir, ok

    A NASA jamais divulgará um asteroide em rota de colisão, engana-se quem acha que isso ocorrerá.

    ResponderExcluir
  11. Por que a mídia nunca fala do C/2010 X1 e do P/2011 N01, descoberto pelo astrônomo amador russo Leonid Elenin, tendo em vista que a própria NASA comprova a sua existência e disponibiliza sua rota e trajetória no seu site oficial?

    ResponderExcluir