Hoje, 25 de maio: 'Super Lua invisível' causará marés muito altas

Super Lua Nova - maré alta - 25 de maio
Não teremos a oportunidade de observá-la, mas seus efeitos podem ser ainda mais intensos...

Hoje, dia 25 de maio, teremos a tal Super Lua. Mas assim que o Sol se pôr, você irá se perguntar: -"Mas cadê a Lua?"

A Super Lua acontece quando o momento de sua fase Cheia ou Nova ocorre a menos de 24 horas de seu perigeu (ponto mais próximo da Terra). Isso significa que nem sempre a Super Lua pode ser vista. Muitas vezes, ela está em seu ponto mais próximo com a Terra, e mesmo assim não pode ser vista nos céus. E seus efeitos são iguais ou até maiores...

Lua Nova
Imagem mostra a Lua a poucas horas da fase Nova.
Créditos: NASA / divulgação

Como podemos ver no calendário de eventos astronômicos, a Lua entrará na fase Nova nessa quinta-feria, dia 25 de maio, exatamente ás 16h45 pelo horário de Brasília. Em seguida, às 22h15, a Lua atingirá seu ponto mais próximo com a Terra, chegando a meros 357.200 quilômetros do nosso planeta. Isso é muito próximo com relação a sua órbita.




A Super Lua acontece justamente porque a órbita da Lua ao redor da Terra não é feita como num círculo perfeito, mas sim numa elipse. Portanto, a Lua se distancia e se aproxima do nosso planeta ao longo do ano.


Para se ter uma ideia, a distância média entre a Lua e a Terra é de 385.000 km, mas ela pode se afastar a até 406.700 km, e se aproximar tanto quanto 356.400. Esses são os valores máximos do apogeu e perigeu. Nessa quinta-feria, ela chegará a 357.200 km da Terra, ou seja, apenas 800 quilômetros a mais de seu maior perigeu!


Os efeitos na Terra

Como sabemos, a Lua e o Sol são responsáveis pelos efeitos de maré aqui na Terra. Durante as fases minguante e crescente, as mudanças na maré são mínimas, porém, nas fases Cheia e Nova, elas são muito perceptíveis:

efeitos de maré - Lua e Sol

A animação acima mostra de forma exagerada o efeito de maré aqui na Terra. O Sol não é visível na animação, porém ele está do lado esquerdo. Quando a Lua atinge a fase Cheia (oposta ao Sol), temos uma mudança maior nas marés, porém, quando ela está na fase Nova (entre a Terra e o Sol), a maré se intensifica, e é chamada de Maré de Sizígia.




Quando a Lua está na fase Cheia, ela exerce seu poder gravitacional de um lado, e o Sol do outro. É como um estica de cá e puxa de lá com a Terra. Já quando ela está na fase Nova, seu poder gravitacional se junta com o do Sol, e naturalmente os efeitos de maré são mais intensos. Mas quando a Lua Nova é uma Super Lua, as marés ficam ainda mais violentas.

Tabua de marés - Santos - SP - Super Lua - 25 de maio de 2017

Quem estiver no litoral irá perceber que as ondas estarão mais intensas, e a maré alta será ainda mais alta do que o comum. A tabua de marés para Santos está com aviso de maré muito alta, atingindo uma altura de até 1,8 metros nos dias 24, 25 e 26 de maio no período da tarde. A correnteza oceânica também irá se intensificar.

Apesar de ser facilmente perceptível nos mares, os efeitos de maré não elevam apenas os níveis oceânicos, mas também fazem os próprios continentes ganharem altura de alguns centímetros. São diversos os efeitos de maré causados principalmente por Super Luas, e como publicado em uma matéria do site Curto e Curioso, até mesmo o desastroso fim do navio Titanic poderia ter relação com esse fenômeno segundo alguns estudos. [clique aqui para saber mais sobre isso]

Também no site Curto e Curioso, existe uma matéria super interessante sobre como as fases da Lua alteram o comportamento dos animais. [clique aqui para saber mais], que é um outro efeito pouco conhecido pela maioria das pessoas.




Sabendo disso, não custa ter um pouco mais de atenção na hora de entrar no mar pra pegar aquela onda, ou mesmo para tomar um banho relaxante, especialmente quando a maré alta começa a baixar - momento em que o mar puxa com força maior. É como diz o velho ditado: "é melhor prevenir do que remediar"...


Imagens: (capa-ilustração) / NASA / UFRGS / Tabua de Marés / divulgação
25/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário