Retrospectiva astronômica 2014: Veja os fatos que marcam o ano no Brasil, no mundo e no espaço!

Retrospectiva astronômica 2014
O ano de 2014 foi realmente um ano marcante, inclusive no espaço!


O ano de 2014 foi um "prato cheio" (e de muitas novidades) para o mundo da ciência, e claro, o Brasil não podia ficar de fora dessa!

Ao longo dos últimos 12 meses, os cientistas fizeram progressos históricos no estudo de Marte, isso sem falar nos encontros com cometas, indícios de matéria escura... fora tantas outras coisas tão importantes que não caberiam em um simples parágrafo. Por isso decidimos fazer uma retrospectiva astronômica de 2014, e dar "uma geral" nos fatos mais marcantes desse ano! E acreditem: eles são suficientes para começarmos o ano novo ansiosos com tantas coisas boas... e tantas descobertas!

Confira a lista dos fatos que ganharam destaque no mundo astronômico no ano de 2014!


Ano histórico na exploração de Marte
exploração em Marte
Grandiosas e incríveis informações vieram à tona após muitas pesquisas no Planeta Vermelho. Lagos antigos foram descobertos, compostos orgânicos, e claro, a possibilidade de que a vida já tenha existido em Marte. 2014 também foi o ano do 50 ° aniversário do lançamento da primeira sonda enviada à Marte.



O primeiro pouso em um cometa
primeiro pouso em um cometa
A Agência Espacial Europeia (ESA) aterrissou, pela primeira vez na história, uma sonda na superfície de um cometa. O pousador Philae conseguiu realizar estudos sobre essa rocha de gelo espacial antes de perder energia e entrar em modo de hibernação. Esse foi um momento histórico não apenas para o ano de 2014, mas também para toda a história da exploração espacial.



Encontrado o primeiro cometa brasileiro
cometa brasileiro
O dia que entrou para a história da astronomia do Brasil. Utilizando um telescópio refletor de 450mm em Minas Gerais, um grupo de brasileiros encontrou um objeto asteroidal através do Observatório SONEAR. Astrônomos italianos confirmaram que realmente tratava-se de um cometa, que posteriormente foi designado C/2014 A4 (SONEAR), e fez brilhar a astronomia no Brasil.



Encontro do cometa Siding Spring com o planeta Marte
encontro de cometa com Marte
Marte teve um encontro próximo (e raro) com um cometa em 2014. Nomeado Siding Spring, ele chegou a apenas 139.500 km do Planeta Vermelho, e deixou pra trás uma nuvem de poeira para os cientistas estudarem. Os cinco satélites em órbita de Marte tiveram que se esquivar a fim de evitar possíveis danos, afinal, o cometa passou bem próximo, a uma velocidade máxima de 203 mil km/h. Mesmo assim, muitos deles conseguiram registrar imagens absolutamente fantásticas desse belo encontro.



Exoplaneta do tamanho da Terra foi encontrado em zona habitável
exoplaneta do tamanho da Terra na zona habitável
Pela primeira vez, os cientistas identificaram um planeta do tamanho da Terra na zona habitável de sua estrela-mãe. O "primo da Terra" pode ter água líquida, e até mesmo as condições adequadas para abrigar a vida. Chamado de Kepler-186f, ele é cerca de 10% maior do que a Terra, e orbita uma estrela anã vermelha, além de estar na zona habitável da estrela (região em que a água pode permanecer no estado líquido).



A matéria escura pode ter sido detectada
matéria escura detectada
É possível que daqui a alguns anos, o ano de 2014 seja lembrado como o ano em que a matéria escura tenha sido detectada pela primeira vez. Pesquisadores encontraram um sinal misterioso de raio-X vindo da galáxia de Andrômeda e do aglomerado de galáxias Perseus. O sinal não corresponde a qualquer assunto conhecido, e segundo eles, isso pode ter sido um vislumbre do que chamamos de matéria escura.



Brasileiros descobrem asteróide potencialmente perigoso próximo da Terra
asteroide brasileiro perigoso
Mais uma notícia que animou astronômos e entusiastas pelo Brasil. Utilizando o Observatório SONEAR, em Minas Gerais, astrônomos descobriram um asteróide classificado como "potencialmente perigoso". Nomeado 2014 KP4, o corpo foi confirmado pelo Minor Planet Center da União Astronômica Internacional. Apesar do título de "potencialmente perigoso", ele não representa uma ameaça real para a Terra [saiba mais].



O início da Tétrade de Eclipses Lunares
tétrade lunar
2014 foi um bom ano para os amantes do céu. Tivemos a oportunidade de observar dois eclipses lunares totais, e mais dois eclipses lunares totais irão acontecer em 2015, completando um total de 4 eclipses lunares totais seguidos, um evento conhecido como a Tétrade Lunar. Os eclipses ocorreram nos dias 15 de abril e 8 de outubro, e (como sempre) puderam ser vistos através de transmissões ao vivo aqui mesmo em nosso site!



Falece Ronaldo Mourão, o maior astrônomo brasileiro
faleceu Ronaldo Mourão astrônomo
Renomado astrônomo, pesquisador, escritor e detentor de títulos acadêmicos, ele teve até um asteróide batizado em seu nome, o famoso asteróide 2590 Mourão, descoberto por ele mesmo em maio de 1980. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão faleceu no dia 25 de julho de 2014 por conta de uma pneumonia, mas deixou a esperança e a paixão pelo cosmos muito vivos em nosso país.



Água detectada no planeta anão Ceres
água no planeta anão Ceres
Utilizando o Observatório Espacial Herschel, astrônomos encontraram evidências de água no planeta anão Ceres, na forma de plumas de vapor, o que foi a primeira evidência de água em um corpor do cinturão de asteróides... um corpo que agora é considerado como "planeta anão". Por ser um mundo "suspeito de abrigar vida", ele será visitado pela sonda Dawn em março de 2015!



Astrônomos encontram evidências de 2 novos planetas no Sistema Solar
planeta x e planeta y
A busca de um suposto Planeta X já acontece a mais de um século, e nesse ano de 2014, astrônomos da Universidade de Madrid (e também da Itália) relataram evidências de que um suposto Planeta X pode realmente existir em nosso Sistema Solar. E como se não bastasse, cálculos matemáticos também mostram que além de um Planeta X, pode existir ainda um Planeta Y [saiba mais]!



Satélite brasileiro conquista o espaço
satélite brasileiro
Construído em uma parceria entre o Brasil e a China, o satélite CBERS 4, lançado no mês de dezembro, já está operando (em perfeitas condições) no espaço! Ele que foi projetado para monitorar os recursos hídricos e florestais de ambos países, possui uma câmera multiespectral MUX, que foi a primeira câmera para satélites desenvolvida e produzida no Brasil. Mais um grande passo para a astronomia do nosso país!



E essas foram apenas algumas das descobertas e conquistas mais importantes da astronomia no ano de 2014. Mas talvez tenhamos deixado passar algum fato importante em meio a tantas histórias marcantes desse ano, e por isso contamos com você, nosso caro internauta: se você se lembrar de mais algum fato marcante que ocorreu nesse ano, não deixe de comentar! A sua ajuda é muito importante!

E obrigado à todos vocês, leitores, que fizeram parte de mais um ano de sucesso do site Galeria do Meteorito!

Um grande abraços à todos! Bons céus, boas festas e mais uma vez, muito obrigado!




26/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. QUERIDO Carl Sagan tupiniquim! Deixará saudades! Prossiga, nos braços de Urânia, sua vida belíssima! Mas... estou traduzindo nosso hino para mandarim e cantonês para combinar com o satélite.... Ô BRASIL dá pra fazer tudo sozinho em 2015?? Ou o big brother 50 estrelas com listras tá de zoião em cima, impedindo tudo e a todos? E Alcântara? Consertaram??? Dá pra fazer algo que preste sem carnaval e copa? Fritz faz naves e satélites viu? E 7 x 1. The pink bulgarian return?? Afffffff.... desanimei geral agora.
    AAAAACORDAAAAAAA BRASIL!!!!! Pelo amor de Deus! Tu és livre de verdade????

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar a noticia sobre a imagem obtida pelo ALMA de um sistema solar descoberto em plena formação inicial. Essa imagem prova definitivamente que a teoria da formação planetária estava correta.
    Link para noticia: http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1436/

    ResponderExcluir
  3. E o asteróide com sistema de anéis? Ele foi descoberto por equipe brasileira né? Not? From we? Oh yes from we!!!!! Puxa vida.... me dá um lenço de papel que eu vou chorar!!!! Ninguém merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por lembrar de mais uma! Chariklo possui dois anéis, e isso foi descoberto por brasileiros. Muito bem lembrado!
      Link pra notícia: http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1410/

      Excluir
  4. Eu gostei mais dA lua mais bonita dos proximos 20 anos.

    http://www.olharmessiense.com/2014/08/lua-cheia-deste-domingo-deve-ser-mais.html?m=1

    ResponderExcluir